Receita de Couve-flor Casquinha

INGREDIENTES:

– 1 couve-flor média cortada em “flores menores” de forma que fiquem como árvores pequenas (se forem grossas cortar também ao meio, é possível fazer com brócolis)
– 4 colheres (sopa) cheias de farinha de arroz (pode utilizar qualquer farinha de sua preferência: integral, de grão-de-bico, de feijão, etc… porém a de arroz fica mais sequinha)
– 1⁄4 de xícara de água
– 1 colher (sopa) rasa de curry (ou outro tempero de sua preferência)
– 1 colher (sopa) rasa de páprica picante (opcional e pode ser substituída pela páprica doce ou defumada)
– Suco de 1 limão siciliano espremido (ou limão taiti, laranja, bergamota)
– 1 xícara de salsinha picada (pode ser substituída por coentro ou folhas de salsão)
– Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO:

Em uma panela com água fervendo coloque as couve-flores por 3 minutos, escorra, retire e coloque em água com gelo para parar o cozimento (o nome desse processo se chama “branqueamento”). Numa vasilha misture todos os outros ingredientes e prove se o tempero está bom. Dica: o

ponto tem que ser como uma massa de bolo mais mole mas não tão mole como suco ou água. Se precisar adicione mais água ou farinha para dar o ponto. Escorra as couve-flores e coloque dentro da vasilha misturando bem para que essa “massinha” grude parcialmente nelas. Numa frigideira com óleo ou azeite (não precisa colocar bastante, mas que tenha óleo na maioria do contato que terá com a couve-flor) esquente bem e coloque as couve-flores para dourar – espaçadas – deixe uns 2 minutos e vire novamente, vai criar uma “casquinha”, assim estarão prontas. O ideal é fazer por partes para que a frigideira não fique lotada e atrapalhe o cozimento. Sirva.

OBSERVAÇÕES:

– Tempo de duração na geladeira: 1 dia mas perde a crocância.
– Tempo de preparo: 15 minutos.
– Rendimento: 2 pratos fundos.

Deixe seu comentário!