Hambúrguer de Aipim

INGREDIENTES:
Para o crocante ou bacon de tofu (ou também pode ser chamado de tofu defumado):
– 1⁄2 tofu picado (cerca de 150 gramas – pode ser o tofu temperado ou comum)
– 4 colheres (sopa) de shoyu light (pode ser substituído por shoyu comum ou shoyu de coco, dê preferência aos orgânicos)
– 1 colher (sopa) rasa de páprica defumada
– 1 colher (chá) de molho de pimenta (pode ser substituída por uma pitada de pimenta calabresa)
– 1 pitada de fumaça em pó (opcional)
– Azeite para refogar
– Sal e pimenta a gosto

Para o hambúrguer:
– 3 xícaras de aipim descascado cozido (bem mole, e sem o fio duro do meio do aipim)
– 1 cebola picada e refogada no azeite com 1 colher (sopa) rasa de açafrão (o açafrão é opcional e pode ser substituído por curry)
– 1 dente de alho (para refogar inteiro junto com a cebola e depois tirar – é opcional e pode ser colocado junto no mixer depois de refogado)
– 1 punhado de coentro fresco (pode ser substituído por salsa, cebolinha ou folhas de salsão ou também misturar um pouco de cada)
– 1 xícara de farinha de trigo sarraceno (pode ser substituída pela farinha de sua preferência)
– 3 a 4 colheres de azeite
– 1 ovo
– Sal e pimenta de moer a gosto

MODO DE PREPARO:
Cozinhar o aipim descascado até que fique bem mole com consistência de purê. Picar o tofu em quadradinhos pequenos como se fosse um bacon (obs: é mais fácil fazer com um tofu mais firme). Em uma vasilha colocar os outros ingredientes para o tofu, mexer delicadamente e deixar marinando por alguns minutos. Enquanto isso, pique a cebola grosseiramente e refogue no azeite com o açafrão e o alho. Coloque os aipins cozidos num processador junto com o coentro (pode moer com os cabinhos mais a cebola refogada, pimenta e sal – caso queira pode colocar o alho também, senão descarte). Coloque essa mistura triturada numa outra vasilha e adicione o ovo, o azeite e misture bem. Adicione o trigo sarraceno e misture novamente até formar uma pasta moldável, caso precise adicione mais azeite ou farinha. Em uma frigideira refogar com um fio de óleo o tofu que estava marinando por alguns minutos, até que fique com aspecto de bacon (deixar secar bem em um papel toalha). Junte o tofu defumado e misture delicadamente. Essa é a hora de provar o sal e a pimenta caso precise ajustar. Fazer bolinhas e com a mão mesmo ir amassando para que fique em formato de hambúrguer (o ideal é que não fiquem mais grossos que 1 dedo para não desmanchar). Congelar separadamente por pelo menos duas horas. Quando for servir coloque em uma frigideira com um fio de azeite por cerca de 2 minutos cada lado e sirva.

OBSERVAÇÕES:
– Existe um mix de tempero seco natural chamado barbecue, caso tenha na sua casa fica bom nessa receita e em várias outras que você pode fazer posteriormente. Também é possível colocar 1 colher (sopa) de molho barbecue pronto ou até mesmo ketchup.
– Pode cozinhar o aipim e deixar congelado, assim quando precisar fazer qualquer receita como essa (ou purê de aipim, escondidinho, croquete de aipim, etc.) fica fácil e rápido.
– Coloque os hambúrgueres lado a lado numa tábua e congele por pelo menos 2 horas, retire da tábua e guarde em um pote para facilitar a rotina do dia a dia.
– Tempo de duração na geladeira: crus duram em torno de 2 a 3 dias, cozidos 1 dia mas perdem a crocância e podem ser congelados durando por meses no congelador.
– Tempo de preparo: 30 a 40 minutos.

Compartilhe o post!
facebook:
twitter:
pinterest: pinterest
google plus:

Deixe seu comentário!