Episódios de descontrole podem acontecer, principalmente para quem está em processo de aprender a lidar com as suas emoções em relação a comida…
Eu quero dizer que passar por essas situações é completamente normal, pode acontecer com qualquer pessoa. E não significa que seja o momento de chutar o balde e nem o momento de se restringir demais.
Existem 3 passos básicos que serão fundamentais para proceder após o descontrole, veja a seguir:
➡️ Aceite o ocorrido, acolha os seus sentimentos quanto àquele momento. Segurar o que está sentindo só vai aumentar as chances de se descontrolar novamente. Por isso, se permita sentir: chore, coloque para fora o que sente, se precisar. Converse, se tiver alguém que te ouça.
➡️ Depois, procure entender por qual motivo perdeu o controle dessa forma. Investigue, pare e pense no que disparou o ocorrido, no fundo você sabe o que foi, só precisa identificar isso. O autoconhecimento é um fator decisivo para mudar a sua relação com a alimentação, é necessário mexer nisso.
➡️ E claro, aprenda com o erro. Entender o que aconteceu vai te ajudar a identificar antes de disparar o descontrole nas próximas vezes e, então, encontrar saídas que não envolvam descontar tudo na comida.
Estamos nos aproximando do fim de semana. E se por um acaso você acabar “saindo da linha” lembre-se dessas instruções na segunda, combinado?
Vamos lá!