As pessoas esperam que o emagrecimento seja uma linha reta e contínua, na qual tudo será igual todos os dias e irá funcionar perfeitamente. Comendo saudável, praticando atividade física e mantendo-se sempre na mesma constante.
Não há dias ruins nessa idealização perfeita, e é aí que está o problema.
???? Não é possível controlar as variáveis do seu corpo. Você pode estar fazendo tudo certo durante dias, e em algum momento você sentirá mais fome, por exemplo, ou em outro pode estar com retenção de líquidos. Pode acontecer de surgir um evento de última hora e ter que adaptar isso à rotina, pode não dar tempo de fazer o lanche mais planejado…
Está vendo essas linhas na imagem? Um gráfico realista de emagrecimento é assim.
O emagrecimento não é linear: existem dias bons e outros ruins, e a grande questão é saber que o resultado final depende do todo – um dia ruim não acaba com todo o seu progresso, assim como um único dia bom não irá fazer milagre.
É necessário ter paciência. Para algumas pessoas, vai demorar mais para ver diferença na balança (por exemplo) e para outras, vai demorar mais para ver diferença nas medidas.
Eu sei que é um saco ter que esperar para ver os resultados, mas isso faz parte de aprender a respeitar o seu corpo para poder ter um resultado definitivo.
Que tal começarmos essa semana com a mentalidade de que existem altos e baixos?
Beijos,
Natalia Stedile.