O nosso Lar Emocional é como se fosse uma casa que a gente tem dentro da nossa mente e nela estão guardadas as nossas vivências, as nossas experiências relacionadas às emoções positivas ou negativas. É um lugar muito familiar, que a gente foi construindo ao longo da nossa vida, e é um lugar para o qual a gente sempre retorna, principalmente em momentos que precisamos tomar decisões.
Muitas pessoas têm esse comportamento de descontar as emoções na comida. Toda a vez que a pessoa se sente triste, frustrada, culpada, insegura, cansada, entediada, etc… a pessoa recorre à comida para sentir prazer e conforto.
Conversando com minhas alunas e pacientes, têm algumas que estão há muitos anos lutando para conseguir emagrecer, que nem se conhecem sem ter este problema na vida delas.
Este comportamento pode vir até da infância. Imagina um bebê de colo, que não sabe falar. Quando a criança chora, a primeira reação da mãe é dar algo na boca: teta, mamadeira, bico, chupeta. Se a criança está chorando, por qualquer motivo que seja, ela vai ganhar colo, carinho, atenção, amor.
No decorrer da vida a gente continua com esse comportamento. É uma questão cultural que aprendemos na família, na sociedade. Se alguém está chateado, tu compra uma caixa de bombom, faz uma sobremesa. Quando está doentinha, faz uma canja. Sempre tem uma história da comida ao redor dos nossos sentimentos. Isso vai criando nosso Lar Emocional com relação à nossa alimentação. A comida não representa só comida. Ela representa afeto, o colo da mãe, atenção. Comer é muito mais do que comer, muito mais do que o alimento em si.
E é por isso que quando a pessoa quer emagrecer é tão difícil exterminar esse comportamento de descontar as sensações na comida. Toda vez que a pessoa tem um problema, quer comer para buscar paz. Mas aí na hora de emagrecer faz como?
Tem que lidar com o Lar Emocional.
A gente tem que mudar esse comportamento porque a comida vai continuar sendo gostosa. Tu vai continuar gostando de comer para sempre, tu não vai perder isso. Mas tem que mudar o jeito que tu te relaciona com os teus sentimentos. E é por isso que dietas não funcionam. Seguir um cardápio do que pode ou não pode comer não vai mudar o jeito que tu te relaciona com os teus sentimentos e com a comida e o problema vai continuar. Se tu não modificar essa estrutura de pensamento que tu tem com a comida, tu vai sempre voltar para o teu Lar Emocional.
Para quem está passando por isso: saiba que é preciso usar ferramentas e técnicas para mudar. Quando fazemos isso, é porque estamos tentando nos proteger, ninguém faz isso por mal. E meu trabalho é esse: ajudar as pessoas a ter uma relação mais saudável com a comida e desconstruir esse pensamento. É a cabeça que precisa mudar!
Um beijo,
Natalia Stedile