Digamos que tu está há alguns meses comendo de maneira saudável, se cuidando, fazendo atividade física regularmente, se esforçando mesmo para perder peso. Mas aí tu sobe na balança e o resultado não chega. Tu vinha perdendo alguns quilos e, de repente, parou de emagrecer. Aí bate aquele desespero. Socorro! Devo estar no efeito platô.
Precisamos analisar se tu realmente está no efeito platô. Às vezes o problema é outro, por exemplo: excesso de beliscadas ou quantidades um pouco maiores do que vinha comendo, mau funcionamento do intestino nas últimas semanas, TPM, retenção de líquido, entre outras possibilidades. Então, descartadas essas possibilidades, digamos que tu realmente esteja no efeito platô (mas insisto que 90% das pessoas que pensa que está no efeito platô, na verdade se dá conta de que não estava). O que fazer para sair desse momento quando o emagrecimento parece que estaciona?
Talvez seja necessário um pouco de paciência. Nem sempre o nosso corpo vai reagir na velocidade que a gente gostaria. Em matéria de emagrecimento, nem sempre 2 + 2 = 4. A primeira sugestão é esperar algumas semanas e continuar fazendo o certo. A segunda sugestão é fazer alguma coisa que funcione como um choque, uma mudança, que faça o corpo levar um susto e voltar a reagir. Isso porque o organismo pode ter acostumado com aquela rotina de alimentação e exercícios e ele não tá mais reagindo para perder peso.
Que tal fazer uma mudança de atividade física? Se tu estava fazendo, digamos, aula de zumba duas vezes por semana, muda para três e acrescenta algum outro exercício, nem que seja só por duas semanas. Faça musculação ou corrida. Mude o estímulo no corpo. Também podemos fazer pequenas mudanças na alimentação, como um Protocolo Detox. Se mesmo assim as coisas não funcionarem, talvez seja o momento de procurar um médico para fazer alguns exames de rotina, porque alterações hormonais podem fazer isso acontecer. Mas, como disse uma seguidora em uma das minhas LIVEs, o problema na maioria das vezes é o “efeito platô”, quando a gente come um pouco a mais e nem percebe.