Compulsão Alimentar

Não podemos negar o fato de que se você quer emagrecer,
é preciso vencer um grande inimigo:
 COMPULSÃO ALIMENTAR.
Será que você passa por isso? Vou te ajudar a entender.
Analise as situações abaixo e veja se você se identifica:
1 – Você come mesmo sem estar com fome
2 – Você consegue se “cuidar” na alimentação o dia todo… mas aí perde o controle no fim da tarde e de noite
3 – Você come o aquilo que você sabe que não deveria e depois se arrepende
4 – Você consegue se controlar por um tempo sem comer besteiras e aí de repente perde o controle e “joga todo o esforço fora”
5 – Você já fez vários tipos de dieta – faz um tempo certo e depois desiste
6 – Você já engordou e emagreceu algumas vezes (ou várias = efeito sanfona)
Se você se identificou com as situações acima, é possível que você esteja tendo episódios de compulsão alimentar. E isso vai te atrapalhar para emagrecer. E o pior: vai te fazer se sentir frustrada e culpada. Né?
Então, o que fazer?

Eu e a Daniela Adami, a psicóloga que trabalha comigo, criamos uma metodologia de emagrecimento baseada na mudança do comportamento alimentar, a ideia é acabar com esses episódios compulsivos que causam dor e sofrimento… e que só te afastam do seu objetivo de emagrecer.

Hoje eu vou te passar algumas técnicas (são muitas, eu poderia passar o dia escrevendo… ):

  • Identifique o que te deixa compulsiva. Faça anotações. Ao fim de cada dia, anote como foi o seu comportamento alimentar. Nos dias que você não teve episódio compulsivo.. o que aconteceu? E no dia que você teve um episódio, o que aconteceu? Por exemplo: fazendo essas anotações, eu, de verdade, identifiquei que toda vez que não planejo minhas refeições… acabo comendo porcaria porque estou “sempre” com pressa no trabalho.
  • Encontre outras possibilidades de alívio. Geralmente as pessoas comem compulsivamente quando não estão se sentido bem. A gente acaba buscando na comida alívio, conforto, companhia, etc… O que te alivia? Pra mim: tomar um banho quente, mascar chiclé, beber chimarrão, ouvir algumas músicas, mandar áudio no whats para uma amiga desabafando, respirar fundo 10 vezes. Quando você estiver se sentindo aflita (prestes a ter um episódio de compulsão), lembre-se de praticar esse ato de alívio.
  • Pratique a técnica dos 5 minutos. Nossa, essa técnica que a gente criou é incrível. Eu diria que funciona 9 em cada 10 vezes! É assim: quando você sentir que está “perdendo o controle” prestes a ter um episódio compulsivo.. pegue seu celular e coloque despertar em 5 minutos. Ex: agora são 21h. Vou colocar o despertador pra tocar às 21h05min. E vou dizer pra mim mesma: “Natalia, você pode comer tudo o que quiser… absolutamente tudo, mas só depois que tocar o despertador”. Porque isso? Porque episódios compulsivos são muito rápidos. A gente só se dá conta do que aconteceu quando já passou… e aí vem aquela situação horrível de culpa e arrependimento, né? Essa técnica funciona pela simples razão de que você ganha tempo para tomar uma decisão sensata. Nesses 5 minutos tenho certeza que você vai conseguir recuperar o “autocontrole” e vai acabar decidindo que não precisa começar a comer. Lá no  YouTube  tem um vídeo meu explicando essa técnica.
Vamos aplicar essas técnicas? Torço muito para que você emagreça definitivamente em 2018!

 

Importante:

1) Existe um transtorno alimentar que se chama transtorno alimentar da compulsão periódica (TCAP), que é quando a pessoa come descontroladamente (até não “caber mais”) em episódios frequentes e repetitivos, sentindo muita culpa e causando um sofrimento grande. Se você suspeita ter um transtorno como esse.. procure atendimento médico, nutricional e psicológico. Ok?
2) Gula e comer uma besteira ou outra de vez em quando é saudável, tá? O problema é quando a gente vive comendo besteira.. e quando a gente sente que perde o controle na alimentação.

Deixe seu comentário!