… a resposta foi: BURCA

Acho que você sabe disso, mas vou reforçar aqui: eu trabalho lado a lado com uma psicóloga, a Daniela Adami. Essa é uma parceria de amizade e de trabalho.. vira e mexe entramos em discussões nas nossas reuniões de trabalho, ou nos nosso encontros informais, sobre a questão do emagrecimento e também do culto ao corpo. Eu gosto muito desse assunto… e acho extremamente importante falar com você sobre isso!

Fiz o teste “qual o biquíni  ideal para meu tipo de corpo?” … e a resposta foi … burca!

Quem já se sentiu assim? Com vergonha, querendo se esconder, achando que todos vão reparar nas suas gorduras, estrias e celulite? Muita gente, não é mesmo? Ontem uma paciente me disse: ainda bem que o verão está acabando… assim não preciso ficar  me escondendo na praia. Isso é muito triste! Porque muitas vezes deixamos de vivenciar momentos felizes com nossas famílias e amigos… porque estamos nos preocupando em esconder o corpo, porque evitamos entrar no mar pra não ter que tirar o shorts… estamos tomando banho de sol de canga porque dá até medo de tirar.

E o quanto esse sentimento é nocivo para nossa autoestima, vida social e inclusive, relações afetivas? O quanto acabamos nos agredindo ainda mais por não ter o corpo desejado? Vivemos numa época onde o photoshop nos faz acreditar que aquele corpo que aparece na revista é real!!
E aí, ficamos decepcionadas com nossas imperfeições, pois elas parecem ser somente nossas…. e não são!! Acreditem, somos infinitamente maiores do que o corpo que habitamos! Somos seres dotados da capacidade de julgamento, de pensamento, de sentimentos, de abstração, de observação e de discernimento!
E se possuímos essas capacidades, porque não as utilizamos em nosso benefício? Destacando nossas potencialidades, qualidades e valores? Porque nos comparamos com padrões de beleza que são inatingíveis? E quando dizemos inatingíveis, estamos nos referindo ao respeito (e valorização) das diferenças!!! O que nos faz belas, únicas e especiais são as nossas diferenças! Portanto, o convite que fazemos para você, neste momento, é que possa refletir e utilizar suas capacidades em benefício próprio, zelando pela sua saúde, qualidade de vida, bem estar e autoestima!!
“Mas Natalia, tu só trabalha com emagrecimento… tu deveria estar defendendo a magreza e não as diferenças!” CLARO QUE NÃO!!! Eu detesto essa ditadura da magreza, que faz nós mulheres querermos ser bonecas de uma mesma linha de produção. Eu defendo sim o emagrecimento, mas pra quem quer emagrecer! Não acho devemos todas ser magérrimas. O que eu acho é que se você quer emagrecer.. tem que correr atrás disso. Se isso faz diferença na sua vida.. corra atrás disso!
Mas acima de tudo, “trabalhe” a sua cabeça!!! Não adianta ser magra e se odiar. Não adianta emagrecer e continuar odiando o próprio corpo. Não adianta ser magra e se ver gorda. Não adianta emagrecer e continuar evitando usar biquíni porque você tem celulite e a Juliana Paes não tem na capa da revista!
A moda é cruel. As revistas de boa forma e de moda são cruéis. As vitrines são cruéis. As blogueiras no instagram são cruéis. Tudo isso no faz acreditar numa beleza que não existe.
Quando eu era adolescente, eu gostava da revista Capricho (quem lembra?). As meninas da capa eram sempre lindas, cabelos lisos, magras de barriga de fora, pele bronzeada.. eu sou branca igual a um palmito, minha pele fica vermelha e nunca bronzeada, mesmo pegando sol. Mas eu precisava ficar bronzeada! Porque era essencial para as pessoas me acharem bonita! Lembro de uma vez.. eu ia viajar com a turma da escola, eu tinha uns 15 anos. E como eu ia usar biquíni se parecia um fantasma? Fiquei no sol usando bronzeador fator 8, no sol do meio dia. Fiz várias sessões de bronzeamento artificial. Sabe qual foi o resultado disso? Bolhas e manchas na pele. Continuei branca… após ficar vermelha e descascar.
Ah, e nessa mesma vez… eu precisava emagrecer uns 2 quilinhos, porque não podia ficar de biquíni com a “pochete” que tinha! Eu nem precisava emagrecer, tinha um peso excelente. Masssss… a sociedade e a moda diziam que eu não poderia usar biquíni daquele jeito. Pedi dinheiro pra minha mãe e comprei salmão, azeitona e castanha do Pará. Eu tinha visto em uma revista uma dieta que “secava”. Passei 1 semana comendo salmão de meio dia, castanha e azeitona na janta. Sabe qual foi o resultado disso? Gastei uma fortuna no mercado, passei mal na escola, comi 1 xis bacon imenso com coca-cola + milkshake depois… a pochete até diminuiu por 2 dias, mas depois voltou. Porque sou um ser humano
Desculpe o textão, mas eu precisava falar sobre isso! Se você puder… por favor, acesse esse link: https://www.youtube.com/watch?v=17j5QzF3kqE&t=4s (é um vídeo de pouco mais de um minuto no YouTube.. que mostra o que o photoshop faz mas modelos para elas ficarem “perfeitas” – vale a pena ver).

Deixe seu comentário!