5 erros que te impedem de emagrecer

Olá, tudo bem?

Eu acho que já te falei que eu trabalho exclusivamente com emagrecimento feminino, né?

Bom, a questão é que eu trabalho diariamente com muitas mulheres que querem emagrecer. Em tantos anos eu pude perceber o que mais atrapalha uma pessoa que quer emagrecer, esses são erros que devem ser corrigidos – por quem quer emagrecer de uma vez por todas.

São vários erros, mas eu separei aqui alguns dos piores deles para te falar… para que tu não entre em nenhuma cilada. Vamos lá?

FALTA DE META

É muito comum as pessoas falarem: “eu quero emagrecer”, mas isso é muito vago. É necessário tu estabelecer uma meta específica. Defina quanto quer emagrecer, e qual é o prazo para que isso aconteça. Porque quando tu diz apenas “eu quero emagrecer”… tu pode estar falando sobre emagrecer neste ano, ou em 2030 ou na próxima encarnação. Existe uma ciência chamada Programação Neurolinguística (PNL), já está confirmado que devemos dar comando para o nosso cérebro através das palavras. Então, fale para si mesma qual a sua meta específica. E repita afirmações diárias, por exemplo: EU VOU PESAR 65KG ATÉ DEZEMBRO DE 2020. Defina a sua meta, seja clara. E repita para si mesma todos os dias. (obs: defina uma meta viável… não rola dizer que vai emagrecer 30kg em um mês, ok?). E coloque no calendário, o tempo está voando! O que tu está fazendo para essa meta se concretizar?

DESORGANIZAÇÃO

Desorganização na rotina e falta de planejamento alimentar: uma encrenca para quem quer emagrecer. Atualmente quem não está sobrecarregada de tarefas? A vida está uma loucura! Estamos sendo o tempo todo bombardeadas de informações e afazeres. No meio dessa loucura toda, é super comum a gente não organizar a alimentação. E aí quando chega em casa, especialmente no período da noite, estamos cansadas e sem disposição para preparar algo mais saudável para emagrecer. Afinal, é mais fácil passar na padaria e pegar cacetinho (pão francês), presunto e queijo. Ou chamar uma pizza, né? Não é que tu não possa comer essas coisas (porque pode sim, tem hora pra tudo!)… mas isso não pode ser a tua rotina. Portanto, planeje as suas refeições. Organize um cardápio para a sua semana. Organize as compras. Ah, é importante que tu inclua no teu planejamento duas refeições livres. Se organize para gastar essas refeições quando for melhor pra ti. Por exemplo: hoje é segunda e eu já sei que nessa sexta tenho um evento que vou querer comer/beber coisas diferentes e já sei, também, que no domingo vou ter uma festa de aniversário. Portanto, já sei quais serão as minhas refeições livres, nas demais vou me planejar para comer com equilíbrio.

PASSAR FOME/COMER POUCO

Não sei por qual razão algum dia alguém inventou essa história de que para emagrecer temos que comer pouco e/ou passar fome. Até hoje tem gente que acredita nisso, mas NÃO É VERDADE! Veja bem: se tu quer emagrecer… tu tem que comer bem! Tem que comer o suficiente. Se tu comer pouco… depois vai ficar desesperada de fome e vai querer comer até os pés da mesa, né? Kkkkk, tô rindo, mas é verdade. Tem muita gente que come super pouco de meio dia… aí de tarde come só uma maçã (abre um buraco negro no estômago de tanta fome!!) e aí quando chega a noite.. sai de perto, vai querer comer tudo o que vê pela frente. Portanto, não passe fome. Não, não é para se empanturrar. Mas é pra comer com calma e perceber quando está satisfeita. Tu tem que sair da mesa bem, se sentindo saciada. Entenda: restrição gera compulsão. Ou seja: se tu passar fome… depois vai perder o controle e comer compulsivamente. Organize as suas refeições, estruture-as com carboidratos, proteínas e gorduras. Se tu comer só carboidrato, no lanche por exemplo, isso vai te prejudicar no teu processo de emagrecimento. Não passe fome!

SER 8 OU 80

Quando alguma coisa dá errado, o que tu faz? Imagine a seguinte situação: tu comeu direito no café da manhã, no lanche da manhã também… mas aí acabou perdendo o controle no almoço, exagerou. O que fazer nesse momento? “Ah, agora eu já comi errado… ferrou tudo, então vou aproveitar pra comer tudo o que quero… amanhã eu dou um jeito”. Nada disso!!!! Isso é autossabotagem! Pense comigo: tu está dirigindo… e aí, acidentalmente, raspa a lateral direita do carro em um estacionamento.  O que tu faz nesse momento? Pega o carro e atira de um penhasco só porque estragou o lado direito? Claro que não, seria uma insanidade! O que tu vai fazer é consertar o carro e cuidar muito mais na próxima vez que estiver no estacionamento, né? Pois então: se tu exagerar em algum momento (não queremos que aconteça… mas uma hora ou outra vai acontecer)… faça exatamente isso: cuide ainda mais no resto do dia, para consertar a situação. E se pergunte: “da próxima vez, como eu posso fazer para não exagerar?” Ok? Lembre-se: entre 8 e 80… tu tem 72 possibilidades. Não seja extremista, isso só te atrapalha.

NÃO PENSAR

Que mania temos de não parar para pensar nas coisas certas! Quando uma pessoa quer emagrecer.. ela só pensa que quer emagrecer e que tem que comer menos isso blábláblá, mais aquilo blábláblá. Mas a gente não para pra pensar no que realmente importa. Antes de tu ir dormir tu tem que pensar no que tu anda fazendo em relação ao teu processo de emagrecimento. Se pergunte:

– O que eu fiz hoje me afasta ou me aproxima do meu objetivo de emagrecer?

– O que eu fiz hoje que tenho que fazer, novamente, amanhã para emagrecer?

– O que eu fiz hoje que preciso modificar amanhã para atingir a minha meta de emagrecer?

– Com quais atitudes eu me comprometo para emagrecer amanhã?

Outra coisa sobre essa questão de pensar: aprenda com os seus próprios erros e acertos. Por exemplo: se tu tiver um episódio compulsivo, após o episódio se questione: “O que me levou a perder o controle? Como eu posso agir da próxima vez que isso acontecer para evitar a compulsão?”. Da mesma forma que devemos aprender com os nosso erros… devemos aprender com os nossos acertos! Quando tu tiver um dia bem bacana (que tu comeu super bem para emagrecer), se pergunte: “Como eu consegui fazer isso? O eu preciso fazer para que isso continue acontecendo?”. Sério, pare para pensar. Aprenda contigo mesma, tu tem muitos mais potencial do que tu imagina!

Outros erros muito comuns que as pessoas que querem emagrecer comentem são: se pesar todos os dias, descontar as emoções na comida e não investir em gerenciamento de emoções, ser muito perfeccionista, não investir em autoconhecimento, procrastinar, entre outros.

Emagrecer é muito além de escolher os alimentos que comemos, tu entende? Torço muito para que tu atinja a tua meta de emagrecer, de uma maneira saudável e equilibrada.

Tenha uma excelente semana!

Abraços,

Natalia.

Compartilhe o post!
facebook:
twitter:
pinterest: pinterest
google plus:

Deixe seu comentário!