Olá! Tudo bem?
Espero que você tenha tido um excelente final de semana =)
Hoje quero falar sobre não saber esperar, sobre a necessidade que temos de satisfazer nossos desejos prontamente.
Em relação à isso, quero dizer que temos uma grande lição a aprender, que é adiar o contentamento, é saber dizer não hoje para amanhã poder (e ter condições) de dizer sim depois! E tudo isso tem muito, mas muito a ver com emagrecimento!!! Eu e a minha parceira de trabalho, a psicóloga Daniela Adami, queremos te propor uma reflexão acerca disso:
Existe uma grande diferença entre desejo e necessidade, entre o que realmente precisa (e deve) ser atendido de maneira imediata e o que pode ser adiado.
Necessidade é aquilo que o ser humano precisa, ou seja, fome, sede, sono, ter uma moradia, ter convívio social. Desejo é o que o ele quer! Entende a diferença? Muitas vezes, não precisamos de coisas que, de maneira absolutamente compulsiva e impensada, fazemos.
Isso acontece em vários sentidos da nossa existência. Quer ver?
Quem nunca se viu comprando roupas que não precisava? Quem já comeu uma torta após o almoço sem a mínima fome? Quem já trabalhou muito e chegou em casa comendo tudo o que via? Quem nunca se viu alimentando um relacionamento que traz somente sofrimento?
Definitivamente, nossa sociedade não está sabendo esperar, ou seja, elaborar as frustrações. Não está dando tempo de processar a quantidade de informações a ponto de saber dizer não, e passamos a agir de maneira impulsiva e impensada. E qual é o pensamento: porque eu mereço!
Já trabalhei tanto hoje, já tive que engolir tantos “sapos” do meu colega/chefe, que agora “eu mereço”. Qual é a pergunta que fica: o que você merece depois de trabalhar (ou engolir sapos)?
O que você merece é se tratar com respeito!
Você merece (e precisa) aprender que as frustrações fazem parte da existência e nos ensinam muito. Você precisa não encontrar outro problema fugindo através da comida, compras, relações que não tem fazem bem, bebida alcoólica, entre outros.
Você precisa se tratar com amor e aprender a esperar. Se hoje sua escolha é emagrecer, tenha atitudes que te conduzam neste caminho. No final de semana (ou naquele evento que você terá), poderá ter maior flexibilidade e se permitir.
Então, o que gostaríamos de transmitir hoje é exatamente isso: aprenda a esperar, a adiar o contentamento e saiba, chegará um dia em que você irá usufruir dos seus desejos sem nenhuma culpa!
Pense nisso!
Com carinho,
Natalia