Mais um ano começou e ela veio junto com você: a barriga de sempre.
Já chegamos em fevereiro e eu sei que todo dia você se olha no espelho, ansiosa em ver a gordura dela desaparecer.
Vou ser sincera: não existe milagre em um único alimento, mas alguns ingredientes podem dar aquela forcinha extra para desinchar e deixar a cintura mais afinada, sabe?. E tudo sem dietas radicais ou perder o prazer de comer.
Lembrando: Nenhum desses alimentos, sozinho, garante o emagrecimento. O que faz diferença é o conjunto: reprogramação mental, rotina alimentar equilibrada, ingestão de água e uma boa noite de sono, combinado?
- Abacate
Apesar da fama de “gorduroso”, o abacate traz gorduras boas (monoinsaturadas) que ajudam na saciedade. Além disso, ele é rico em fibras, regulando o intestino e reduzindo a vontade de “beliscar” toda hora.
Como consumir: Experimente amassar abacate com limão e sal como um creme ou usar ele em smoothies no seu café da manhã.
- Gengibre
Ele é famoso por suas propriedades “termogênicas”, ajudando a acelerar — um pouquinho — o metabolismo. O gengibre ainda atua na redução de inchaço, pois tem efeito anti-inflamatório.
Como consumir: Rale um pouco de gengibre sobre saladas, no suco ou faça chá com limão. Se não gosta do sabor picante, corte um pedaço bem pequeno.
- Farelo de aveia
Quer um cocô bonito? Inclua fibras! O farelo de aveia favorece o trânsito intestinal, diminuindo a sensação de estufamento. Também ajuda a prolongar a saciedade, evitando ataques da capivara desgovernada.
Como consumir: Polvilhe em frutas, mingau, iogurte, substitua a farinha de trigo do bolo por ele ou até use para engrossar molhos.
- Sementes de chia e linhaça
Cheias de ômega-3, fibras e poder de absorver água, essas sementinhas aumentam de tamanho no estômago, promovendo saciedade e colaborando para um intestino mais regulado.
Como consumir: Misture no iogurte, coloque em sucos ou polvilhe em saladas. Só lembre de beber água, porque elas precisam de líquido para atuar bem.
- Pepino
O pepino é praticamente água em formato de legume. Poucas calorias, fresquinho e rico em vitaminas e minerais. Por ser diurético, ajuda a reduzir a retenção de líquidos — aquele famoso inchaço na barriga.
Como consumir: Além de salada, dá para bater pepino com limão, hortelã e água para um suco refrescante.
- Iogurte natural
As bactérias probióticas presentes no iogurte ajudam na flora intestinal. Um intestino que funciona bem é aliado na luta contra a barriga, pois diminui gases e regula o sistema digestivo.
Como consumir: Prefira versões sem açúcar. Se quiser adoçar, use frutas ou um fiozinho de mel.
- Frutas Vermelhas (morangos, framboesas, mirtilos)
São ricas em antioxidantes e fibras, ajudando a desinflamar e dar saciedade. Além de tudo, dão aquele toque doce sem precisar abusar do açúcar.
Como consumir: Use em saladas de frutas, smoothies ou até para dar sabor a iogurtes.
Como eu sempre digo: não existe alimento por si só que tem o poder de engordar ou emagrecer alguém, mas sim um conjunto de boas escolhas. Se você focar em colocar mais esses alimentos na sua rotina, beber água, ter uma boa noite de sono e investir em atividades físicas (a que você mais gosta!), sua barriga vai agradecer.
É tudo questão de equilibrar prazer e saúde — sem terrorismo alimentar.
Com carinho, Natalia Stedile.