Parei de emagrecer, e agora? Saiba como sair do efeito-platô

Pessoa com transtorno alimentar com problemas de peso

É muito comum depois de um tempo no processo de emagrecimento, a gente notar que o peso já não está mais diminuindo com a rapidez que estávamos acostumadas.

Talvez você esteja fazendo tudo certo, comendo bem, praticando atividade física, mas a balança parou de responder. 

É natural a gente pensar que está caminhando bem, mas muitas vezes a gente está errando, sem se dar conta. Então, antes de achar que parou de emagrecer e está presa no efeito-platô, faça o seguinte:

Comece a anotar tudo o que você come por pelo menos 10 dias: desde o café da manhã até uma bala. Anote tudo e depois desse período analise se está exagerando em algo. É normal passar batido, às vezes a gente jura que está tudo certo, mas não se dá conta que está começando a comer mais do que o necessário.

Preste atenção no seu sono: se você não dorme o suficiente, o seu corpo faz uma liberação diferente de hormônios e substâncias que te fazem acumular gordura. 

O sofá está te vencendo: será que você não parou de ser tão constante na sua atividade física? Às vezes no início do processo você tinha mais foco, agora, diminuiu sua quantidade de exercícios, então, isso obviamente vai afetar seu gasto calórico e consequentemente te fará perder menos peso.

Perceba o seu intestino: o mau funcionamento do intestino não só te deixa constipada, mas aumenta a retenção de líquidos e até mexe no seu humor. É importante beber bastante água e ingerir a quantidade adequada de fibras.

Outros fatores: antes de recriminar seu metabolismo como lento, analise se não começou a tomar um medicamento, está na TPM, e se persistir, considere buscar ajuda especializada, como endocrinologista ou ginecologista para ver se não há uma desregulação hormonal (que afeta muito a perda de peso).

Posso ser sincera? Analise todos esses fatores e tenha um pouquinho mais de paciência.

Pela minha experiência de muitos anos trabalhando com emagrecimento, e pelas dúvidas que recebo de alunas e no Instagram, 99% dos casos voltam a emagrecer depois de analisarem todos esses detalhes, principalmente quando começam a anotar o que comem.

E está tudo bem. Às vezes não nos damos conta. Mas quando a gente para e faz esse “check-up” geral, conseguimos enxergar onde estamos faltando e tudo volta a andar.

Faz com cuidado todos esses passos e depois volta para me contar os resultados. Garanto que vai te ajudar!

Com carinho, Natalia Stedile.

Compartilhe o post!
facebook:
twitter:
pinterest: pinterest
google plus:

Deixe seu comentário!