Um dia alguém me disse que emagrecer com filhos pequenos é como tentar manter a casa arrumada enquanto um furacão passa por ela. Você arruma um canto, mas em questão de segundos, outra parte da casa está virada de cabeça para baixo
E ao final desse caos todo, tudo o que você quer é só sentar um pouco e ficar vendo o Facebook ou o Instagram — isso se sobrar tempo — se conformando com os pensamentos de culpa: “Sou um caso perdido. Nunca vou voltar a caber naquele jeans”.
Respira fundo, porque você vai aprender agora a usar sua rotina ao seu favor, e não contra. Sem horas na academia, ou preparar marmitas para o mês todo.
*Antes de tudo: você vai pegar papel e caneta e vai anotar o passo a passo que vou te dar a seguir, ou imprimir esse email e colar na sua geladeira. Combinado?
- 1º passo – A lista dos vilões: pela noite, quando as crianças estiverem na cama, escreva pelo menos 5 coisas que podem estar te fazendo comer mais do que deveria, e escolha 1 que mais te atrapalha. Agora, pense em 2 possíveis soluções para essa dificuldade.
- 2º passo – Beba pelo menos 2l de água pura por dia: você entende a importância de hidratar seu filho, mas você mesma se esquece? Agora, sempre que der água ao seu filho, beba também. Ande com uma garrafinha ou coloque alarmes no celular para não esquecer.
- 3º passo – Mexa-se dentro de casa: enquanto eles estão na escola, escolha uma aula de zumba ou vídeos de exercícios. Com 15min você pode sumir com a mãe sedentária.
- 4º passo – Chame as crianças para cozinhar: não defendo passar 4h na cozinha fazendo marmita para semana toda, mas ter algumas coisas pré-prontas vai te ajudar a não perder o controle. Convide seus ajudantes na hora de fazer um bolo integral pra semana, ou lavar e guardar verduras e frutas nos potes. Deixe também molho de tomate, frango desfiado e legumes cortados pra facilitar sua rotina corrida.
- 5º passo – Mastigue mais, junto com eles: comer rápido demais atrapalha a saciedade e te deixa estufada. Coma devagar e mastigando bem, enquanto ensina seus filhos a fazerem o mesmo.
- 6º passo – Ensine eles sobre autocontrole: e se eles pedirem um doce, quando você já fez sua refeição livre? Aproveite para ensinar sobre moderação e com consciência. Afinal, “1 brigadeiro tem o mesmo gosto que 10 brigadeiros”.
A forma mais simples de você emagrecer sendo mãe é chamando seus filhos pra “brincadeira”, sabe?
É claro. Criança é criança. Elas estão em fase de desenvolvimento, e você é a adulta. Mas certas atividades elas podem participar e já ir ganhando consciência do que é bom.
Lembre-se: nada de se culpar por não ser perfeita. “Antes feito que perfeito”, lembra?
A cada dia, faça o que pode, do jeito que dá, mas FAÇA. Afinal, a sua saúde importa, tanto quanto a dos seus filhos. Uma mãe saudável é uma mãe mais presente, mais disposta, e mais feliz.
Com carinho,
Natalia Stedile.