Esforço é como tomar banho.

Não existe dieta de uma semana. Se tu perdeu peso, vai perceber que o peso que perdeu é vingativo, ele volta acompanhado, ele volta com amigos.

Quero saber se isso já aconteceu contigo. De fazer alguma dieta da moda, bastante restritiva e assim que interrompe a dieta, os quilos perdidos voltarem acompanhados?

Infelizmente, percebo que isso acontece com muitas mulheres que acompanho e acabam se deixando iludir pela promessa de emagrecimento rápido.

Quando olhamos para a história, sabemos que nossos ancestrais passavam fome por necessidade, mas nós passamos fome por escolha. Mas nosso corpo pode não saber a diferença. Faz sentido isso para você? Pensar que a seleção natural favoreceu aqueles que sobrevivem melhor à escassez e à fome? No entanto, para fazer tal defesa, o organismo tem menor gasto energético e maior tendência ao acúmulo de gordura.

Assim, períodos de restrição servem para sinalizar ao organismo que é hora de guardar todo o estoque possível, de diminuir o consumo energético. E a compulsão que geralmente vem após a restrição. Porque acontece?

Inicialmente porque é da própria fisiologia tentar manter o mesmo peso e o próprio organismo dá sinais que precisa aumentar o consumo de energia. E também, mas não menos importante, temos o aspecto emocional e psicológico, sendo que a privação do prazer de comer nos leva a sensação de privação emocional.

E o que pode ser feito a respeito? Tenho que dizer, e realmente ser enfática nesse ponto, que reeducação é a única alternativa possível se tu realmente quer emagrecer de maneira saudável e definitiva. É reaprender o que é fome, é saber o que é saciedade, é diferenciar o que meu corpo está necessitando em determinado momento e atender a sua necessidade. É comer com prazer, atenção e felicidade, sabendo fazer as escolhas mais adequadas aos teus projetos de vida.

Como se aprende? Através da prática, da constância e do conhecimento que é para sempre! É a repetição do esforço que trará o resultado que tu tanto deseja. Afinal, banho se toma todos os dias!

Com carinho,

Natalia.

Compartilhe o post!
facebook:
twitter:
pinterest: pinterest
google plus:

Deixe seu comentário!