“Não se estresse!”
Que piada, né?
Todo mundo tem problemas: trabalho, filho(s), marido, namorado(a), está todo mundo muito estressado em algum nível.
???? O estresse bagunça os hormônios e prejudica o emagrecimento. Mas eu não tenho como, simplesmente, te dizer: “Não se estresse!”.
Eu mesma luto contra o estresse e é por isso que faço meditação, ioga, atividade física, entre outros. Mas, na medida do possível, temos que tentar nos estressar um pouco menos sim. Pois além de o estresse desregular os hormônios e atrapalhar o emagrecimento, ainda existe o problema de que as pessoas estressadas tendem a comer mais.
Claro que há aquelas pessoas que quando estão estressadas comem menos, mas essas são a minoria. A maioria das pessoas procura uma válvula de escape para se sentir melhor e, muitas vezes, vai ser a comida.
???? O estresse pode atrapalhar o emagrecimento tanto por fator hormonal como por fator comportamental. Quem nunca disse: “olha o que aconteceu hoje, eu mereço pedir um xis”, “Mereço comer um chocolate”? Ou ainda: “hoje eu vou beber mesmo porque estou cansada, estressada”…
Quem nunca? Eu também faço essas coisas. E fazer isso de vez em quando não tem problema, mas não pode ser sempre. Comer por estresse todos os dias é um problema!
Quando estamos muito cansadas e estressadas, além de os hormônios bagunçarem e termos tendência para engordar e dificuldade para emagrecer, ainda vai acontecer de comermos mais carboidrato, fritura, açúcar, doces, etc. Exatamente porque estamos cansadas e o corpo vai pedir este tipo de alimento, porque está tentando resgatar energia de maneira rápida.
E assim a pessoa engorda – ou deixa de emagrecer – e culpa o efeito platô mas, na verdade, o problema é a ausência de sono, é o estresse, é o comer emocional. ????
⭐ Você anda muito estressada? Aproveite e desabafe aqui, caso se sinta confortável – essa também é uma maneira de reduzir o estresse.
Boa semana!
Beijos,
Natalia Stedile