Emagrecer vai muito além de decidir o que comer. O que acontece é que quando se trata de emagrecimento… se trata de emoções, de crenças, de sensações, de experiências, de expectativas. Para emagrecer definitivamente… você tem que se conhecer, explorar os seus sentimentos em relação aos alimentos e ao próprio corpo. Também tem tudo a ver com o que aprendemos durante a vida… na infância e até mesmo por questões culturais.
Por isso, hoje eu e a Daniela Adami (a psicóloga e coach que trabalha comigo) queremos te convidar para uma reflexão. Mas só faça se você mesmo emagrecer. Não tô falando sobre emagrecer para uma festa ou para as férias ou para o verão. Tô falando em emagrecimento definitivo, no sentido de mudar de uma vez por todas a sua relação com a comida.. e, assim, emagrecer naturalmente e se manter em paz com a balança.
Convidamos você a refletir, num local calmo e tranquilo, de preferência sem interferências (whats, face, TV…), e responder às seguintes questões para si mesma, ou seja, não precisa mostrar para ninguém se não desejar. Se tiver vontade de compartilhar com alguma amiga ou pessoa de sua confiança, sinta-se livre para fazê-lo. Você pode escrever as suas respostas em um papel, se quiser.
Vamos lá:
- O que a comida significa para você?
- O que te impede de ter o corpo que deseja? Porque?
- O que impossibilita de você conseguir emagrecer?
- O que sempre te impede, verdadeiramente, de não ter êxito no emagrecimento?
- O que é errado ou inapropriado em querer mudar?
- O que fez ou deixou de fazer para acreditar que não mereça ser magra?
- O que você pensa sobre atingir o peso ideal? Porque?
- O que você pensa sobre sua condição ideal?
- O que faz com que se mantenha com esse problema?
- O que você acredita que mais te impede de emagrecer?
E aí, as perguntas fazem sentido para você?