Olá, como tem passado?
Quem me acompanha nas redes sociais e através dos e-mails sabe que trabalho com comportamento alimentar e de hábitos, mudança de relacionamento com a comida mesmo!
E quando falamos em comportamento, vai muito além do saber o que comer, pois se fosse somente saber o que comer seria muito mais fácil né?
A questão é que não temos domínio de muitos dos nossos comportamentos e quando vemos, algum acontecimento interno ou externo serve como gatilho mental para reações que parecem fugir do nosso controle.
Já aconteceu contigo de se dar conta somente após ter ingerido uma grande quantidade de comida e ficar pensando: porque será que fiz isso?
E essa sensação é muito ruim não é mesmo? Faz com que tenhamos a impressão de “perda de controle”.
Mas como minimizar essa impulsividade?
Desenvolvendo a consciência alimentar, sabendo quais os gatilhos que te fazem comer demais. A gente só consegue controlar o que temos consciência.
Por isso, perceba o que está sentindo. Cansaço e estresse levam a comportamentos de compulsão. Tédio, solidão, sobrecarga, dificuldade de dizer não também levam a esses comportamentos. Antes de sentar na mesa, faça atividades que te façam bem, resolva algumas coisas, faça uma caminhada, uma meditação, brinque com os filhos, leve o cachorro passear.
Dê atenção e torne conscientes os gatilhos que desencadeiam o comportamento compulsivo! Emagrecer é, antes de tudo, uma mudança de comportamento!