Mudanças de humor, pele, cabelos e apetite. Essa é uma realidade que afeta todas nós, mulheres, durante o ciclo menstrual.
E vamos combinar: como isso deixa a gente maluca, né?!
Principalmente ali faltando 7 dias para a menstruação começar, de fato, tudo o que eu e você pensamos é em aproveitar uma pizza bem deliciosa, comer muito chocolate e brigar com o marido (haha).
Só que no processo de emagrecimento alguns cuidados precisam ser cuidados pra você não colocar tudo a perder nesses dias.
Por isso, hoje vou te entregar uma lista com os melhores alimentos pra te ajudar nos dias em que a TPM apertar, sem o risco de engordar.
E eu prometo: tem muita coisa acessível, simples e saborosa – além da barra de chocolate.
- Vitamina B6 – melhora a ansiedade, a retenção de líquidos e a irritabilidade que são próprias desse período.
Onde encontrar? Carne vermelha, semente de girassol, atum, leite, fígado, batata-doce, cenoura, grão-de-bico, banana, ovo.
Sugestão – que tal um escondidinho de batata-doce no almoço, e um shake de banana no lanche? - Fibras – ajuda na regulação intestinal, que tende a ficar bagunçada durante a menstruação.
Onde encontrar? Aveia, granola, arroz integral, caqui, mamão, ameixa, lentilha, couve, quiabo, goiaba.
Sugestão – um frango com quiabo e arroz integral no jantar + ameixa de sobremesa podem salvar seu intestino nesses dias difíceis. - Ômega 3 – anti-inflamatório natural que também alivia dores de cólica e nas pernas.
Onde encontrar? Salmão, anchova, linhaça, nozes, amêndoas, semente de chia, óleo de canola.
Sugestão – um punhado de nozes no lanche da manhã + salmão na crosta de amêndoas no almoço, para os dias que estiver mais inspirada. - Triptofano – essa substância é essencial para a produção da nossa serotonina – o humor do prazer e bem-estar – excelente pra nos deixar mais alegres e relaxadas.
Onde encontrar? Pescada, leite, queijo, banana, amendoim, abacate, frango, ovo, soja, mel, cacau.
Sugestão – comece bem o seu dia com ovos mexidos com queijo e uma banana com mel ou cacau. - Ferro – ajuda na redução da fadiga – aquela sensação de “prostração” que costumamos sentir nessa época.
Onde encontrar? Coração de frango, fígado, carne moída, espinafre, semente de abóbora torrada, pistache, feijão, grão-de-bico.
Sugestão – pra quem gosta, aposte no fígado acebolado + espinafre refogada com sementes de abóbora. - Polifenóis – regula o metabolismo, equilibra o estrogênio, alivia dores e promove sensação de bem-estar.
Onde encontrar? Chocolate 70%, açafrão, edamame, frutas vermelhas, orégano seco, chá de camomila e erva-cidreira.
Sugestão – na ceia, antes de dormir, experimente um chá de camomila com um punhado de morangos ou mirtilos. - Magnésio e cálcio – essas substâncias possuem um efeito analgésico e equilibram a pressão arterial, ajudando nos dias de cólicas fortes.
Onde encontrar? Leite, iogurte, semente de abóbora torrada, semente de linhaça, amêndoas, milho, castanha-do-pará, aveia, brócolis.
Sugestão – que tal um dia cheio de receitas confortáveis para aquecer o coração e o estômago? Vá no mingau de aveia de manhã, e uma polenta com brócolis refogado de noite.
Bônus: o chocolate meio amargo ao mais amargo, como você leu, é comprovadamente um bom aliado para aliviar os sintomas da TPM e cólicas menstruais, por ter alta concentração das substâncias que promovem o bem-estar. Maaas, se você torce o nariz pra esses chocolates, não se preocupe! Continue consumindo seu chocolate ao leite nesses períodos, tendo cuidado de comer até 3 quadradinhos no máximo, e sempre após o almoço ou jantar, ok? Se gostou, aposte sem medo nessa estratégia “anti-tpm” no próximo mês, e tenha dias mais felizes no humor e na balança. 😉
Beijos,
Nati.