Tenha clareza do que você quer!

Olá!!! Como vai?

Certamente você já sabe: para emagrecer.. é preciso mudar de hábitos! Mas e como fazer isso?

Vamos lá!

 

Tenha clareza do que você quer!

O cérebro, para facilitar a nossa vida, faz associações. Se um dia depois do almoço, seja em casa ou em um restaurante, tu comeu um bombom, teu cérebro presta atenção nesta informação e faz uma associação. Se no dia seguinte tu repetir essa atitude, ele vai gravar a informação e começa a criar um padrão. Outro exemplo: se tu estabelecer um local novo na tua casa para guardar as chaves, vai precisar se concentrar nos primeiros dias após a mudança, mas depois fará automaticamente. Aprender a dirigir também é assim.

Voltando ao bombom depois do almoço, quando você estiver acostumada em comer esse doce, já na última garfada o cérebro vai disparar a informação da necessidade do bombom. É assim que funciona. Os hábitos são formados através da repetição. E alguns hábitos que criamos infelizmente prejudicam o nosso emagrecimento.

Mas a excelente notícia é que é possível mudá-los também através da repetição! TODOS eles! Até os que já duram muitos anos.

No caso do bombom, depois que tu conseguir mudar o hábito e parar de comer este doce depois do almoço, vai se tornar até difícil voltar a comer se um dia tu abrir uma exceção. Desta forma, será possível comer de tudo com equilíbrio. E como fazer para mudar um hábito?

Alguns autores defendem que são necessários 21 dias para mudarmos um hábito. Outros dizem que o cérebro precisa de 60 dias para isso. O importante é termos CLAREZA do que queremos e termos disciplina para seguirmos até estabelecermos este novo hábito. E eu te garanto: depois que tu muda um hábito, a tua vida fica muito mais fácil!

Se faça essas três perguntas para mudar seus hábitos

Eu sempre defendo que, para emagrecer, precisamos mudar nossos hábitos. Eu sou completamente contra dietas! Mas precisamos aprender a comer com equilíbrio e, para isso, alguns hábitos precisam ser mudados. A primeira coisa para mudar os hábitos é ter CLAREZA do que queremos e precisamos melhorar. Sugiro que tu pegue papel e caneta e ANOTE. Vou te propor três reflexões.

  • Quais são os hábitos que já são equilibrados e tu quer manter? Reconheça teus bons hábitos. Anote-os e mantenha-os.
  • Quais são os hábitos que precisa melhorar? Por exemplo: aumentar a frequência da atividade física, comer mais devagar, comer mais frutas, diminuir as frituras, etc.
  • Quais são os hábitos que tu precisa eliminar? Pense com carinho, mas seja CUIDADOSA! Não se dê metas malucas, por exemplo, eliminar TOTALMENTE os doces e o açúcar. Metas muito difíceis de serem alcançadas provocam frustração e podem levar à desistência. Se você ama tomar uma cervejinha no fim de semana, não elimine este hábito, apenas limite as quantidades, mas continue consumindo. Agora, se você nem gosta muito de refrigerantes, mas toma porque tem em casa, este seria um hábito a se eliminar (porque é uma coisa que você nem gosta e o corpo não precisa). Outra sugestão de hábito a eliminar é comer mexendo no celular. Monte seu prato e concentre-se em comê-lo com prazer e devagar, sem se distrair com outra coisa.

Olhe para tudo que tu escreveu e pense por onde começar. Fazer tudo da lista de uma vez só pode não dar certo. Sabe aquele pensamento de arrancar o band-aid de uma vez só para se livrar logo da dor? O emagrecimento não funciona assim. Tentar mudar tudo de uma vez só pode nos sobrecarregar. Escolha os mais importantes e vá mudando aos poucos.

Retrato de uma mulher focada e sonhadora com cabelo encaracolado, em um  vestido vermelho casual da moda, segurando a mão no queixo | Foto Grátis

Estou torcendo por ti!

 

Com carinho,

Natalia Stedile

Nutricionista

Deixe seu comentário!