Pra quando é o bebê? Seu rosto é tão bonito… pena que…

Olá, tudo bem com vocês?

Recentemente eu e a Daniela Adami, psicóloga que trabalha comigo, estivemos perguntando nos grupos do Desafio MagraMente e na turma do programa Mente Sã, Corpo Magro, quais as principais dores/dificuldades que as mulheres que buscam o emagrecimento sentem.

As respostas que apareceram envolvem preconceitodificuldade em comprar roupas (ou se gostar com elas), usar biquíni ou frequentar a praiacomparação com pessoas magras ou que já emagreceram (muitas vezes fazendo dietas malucas), eventos sociais (onde todos estão “na sua melhor versão”), dificuldade em manter relação sexual, vergonha do parceiro e até dos filhos, tirar fotos, sentir a barriga dobrando quando senta, entre outras.

E quanto sofrimento isso envolve? Muito gente, muito! Que eu nunca perca a minha sensibilidade e solidariedade diante desse sofrimento! Porque sério, me emocionei ao ler o quanto as pessoas se privam de suas vidas, o quanto deixam de fazer coisas que adoram e que tem plena condições de fazer porque não se consideram “boas o suficiente”.

E não me entenda mal! Não estou te criticando, de maneira nenhuma, por se sentir assim!!

Estou sim, criticando o sistema que impõe um padrão de beleza, que não julga homens que estão acima do peso (porque esses são somente fortes), mas que massacra as mulheres que não estão magras. A sociedade diz: “mas tem um rosto tão bonito, porque engordou tanto?”, perguntam para quando é o bebê, fabricam roupas que atendem somente a modelos magrelas, desconhecendo o impacto que pode ter na vida de uma pessoa que é extremamente valiosa pela sua individualidade, pela sua alma, caráter, pelo bem que proporciona aos outros e a si mesma.

A vida pode se resumir a tentar (de todas as maneiras possíveis) perder peso.

Vale a pena viver uma existência em função de atender padrões? Sinceramente, acho que não!

Mas quero te dizer o que penso: viva hoje, ame-se neste momento, invista no teu bem-estar e felicidade, encontre fontes de prazer que não estejam relacionadas a comida, desvalorize a opinião dos outros. Sinceramente, que se rale o que eles pensam. Somente tu sabe da tua história, da tua vida, das dores e alegrias que carrega.

Se perder peso é importante pra ti, faça isso acontecer. Vamos lá? Vamos juntas?

Eu tô contigo nessa! Somente não vai acontecer se tu não fizer!

Não é pelos outros, é pela tua saúde, autoestima, qualidade de vida e bem-estar, é fazer da tua vida muito mais que uma tentativa de perder peso, pois a tua existência vale muito mais!

Abraço!

Deixe seu comentário!