Ansiedade X Emagrecer

Vivemos num mundo com muita (mas muita mesmo) informação. Tudo é muito rápido, os meios de comunicação fazem com que vários conteúdos cheguem para ti e a sensação constante é de não dar conta!

São muitos afazeres, é muita demanda, de exercer as diferentes funções sociais com maestria e excelência. Isso causa muita   ansiedade.

– Como profissional, tu tem que ser top, estudando e revendo sua prática constantemente. Chegam vídeos no youtube dos canais que você se inscreveu que você nunca consegue assistir, chegam inúmeras ofertas de cursos (sendo que em alguns tu até fez a inscrição), mas não consegue terminar (as vezes nem começar). São muitos livros iniciados e não concluídos. Trabalhos deixados pela metade.

– Como mãe, a sociedade exige um comportamento sem qualquer possibilidade de sentir-se triste ou insatisfeita por não ter tempo para si mesma! Ser mãe, no contexto atual, demanda brincadeiras, amorosidade, bondade, gratuidade, enfim, exige que tu seja quase uma divindade, permeada de sentimentos maravilhosos (e nem sempre é assim que acontece).

– Como esposa (ou namorada), também tem que ser amorosa, afetiva, prestativa e disposta a realizar o melhor pelo seu parceiro (em muitos casos, deixando de ser uma relação enquanto troca de responsabilidades).

– Como dona de casa, a habilidade de recepcionar bem visitas, manter a casa limpa e arrumada, cozinhar, lavar e passar roupas também são necessárias.

– Como mulher, a beleza é uma prerrogativa!! Tem que ser magra, gostar de malhar, o cabelo e a pele devem estar hidratados e bem cuidados, a roupa deve ser seguindo a tendência do momento, entre muitas outras…

Deu um cansaço só de ler, ou não?

Faz sentido para você pensar que essa mulher tem que ter no mínimo 30 horas por dia se quiser dormir?
Qual o sentimento que ocorre diante de tantas demandas?
Eu realmente acredito que se trate da mais pura ansiedade, medo de não dar conta, medo de não ser boa o suficiente, de não exercer uma determinada função como deveria ser desempenhada.
E onde vai parar toda essa frustração?
Exatamente, na comida!!! Em algum lugar temos que depositar a ansiedade e o desconforto de não ser boa o suficiente. Por isso, estamos vivenciando a época das compulsões (por comida, por bebida, por compras, por jogos, por drogas, etc.).
E qual é a melhor maneira de resolver essa questão no teu entendimento?
É se conhecendo, resgatando sua essência e seus valores, sabendo que o tempo é uma questão da prioridade que você dá para os afazeres, se permitindo errar e não ser perfeita!
Sabendo que somos seres humanos, em constante processo de evolução e pensando no que você está fazendo agora, exatamente nesse momento, que irá lhe conduzir para aquilo que tu realmente deseja!
Aproveitando o momento atual e sabendo que o futuro é uma grande incerteza, tendo consciência (e isso já é comprovado), que somente 10% dos teu medos irão se concretizar.
Aprenda a dizer não para aquilo que não te faz bem! Aprenda a priorizar o que realmente faz sentido para você! Liberte-se de padrões ditados por uma sociedade!
Você não tem que ser nada se não quiser ser!
Perdoe-se e ame-se, acima de tudo!

Deixe seu comentário!