Ansiedade no processo de emagrecimento: Como lidar.

Hoje eu gostaria de falar com você sobre uma das principais queixas que aparecem no consultório, bem como nos grupos que atendo, sejam eles presenciais ou online.

Vamos ver se você adivinha? Isso mesmo, uma das maiores dificuldades que as mulheres relatam no emagrecimento diz respeito a ansiedade! Por isso, eu pedi pra minha parceira de trabalho, a psicóloga Daniela Adami, falar um pouquinho aqui pra você sobre essa questão. Veja o que ela disse:

“Eu realmente observo que muitas vezes quando as pacientes falam de ansiedade…
estão falando na verdade de impulsividade! Que realmente são atitudes ou características muito similares, mas é importante que saibamos diferenciar para terminar com essa causa que prejudica o emagrecimento!
Então, ansiedade tem relação com medo, com necessidade de proteção, com insegurança e questionamento se o que vai acontecer vai ou não dar certo. É ter medo de algo que sequer aconteceu, e saibam, 90% das nossas preocupações não passam de …..preocupações e nunca irão acontecer!
Qual a dica então para acabar com a ansiedade? Estar e viver mais no presente, fazendo o seu melhor neste momento e agindo de acordo com seus projetos de vida! O futuro não passa de uma projeção, em que nós temos o dever de nos visualizarmos da melhor maneira possível, sem sofrimento pelo que não aconteceu.
A impulsividade é um comportamento de agir sem pensar. Sabe aquela frase: “quando eu percebi já tinha feito ou comido ou comprado?”. Então, trata-se de não pensar antes de agir.
A dica neste caso é parar um pouco, respirar e refletir! Muitas vezes se afastar da situação que pode provocar um descontrole, um ato impulsivo, já é o suficiente. Depois, se você continuar querendo a mesma coisa, ok! As vezes precisamos mesmo atender as nossas vontades.
Assim, embora as duas se confundam, tem maneiras diferentes de se lidar com a ansiedade e com a impulsividade, que podem trazer muitos benefícios no seu processo de emagrecimento definitivo!!”
Você se identifica com os comportamentos acima?
Bom, quero que você pense em mais uma coisa muito importante: o que de fato atrapalha o seu processo de emagrecimento? E o que você pode fazer para corrigir isso?
Essas respostas são muito poderosas. Sinceramente, emagrecer é muito mais sobre autoconhecimento do que sobre fazer dieta. Você já sabe disso, mas vou reforçar: se dieta funcionasse… as pessoas estariam todas magras, o Brasil não teria mais da metade da sua população com sobrepeso/obesidade.
Eu sei que você sabe o que tem que comer e o que não tem que comer para emagrecer.
Mas colocar isso na prática são outros 500. Exige autoconhecimento, se conheça. Olhe pra dentro.

Deixe seu comentário!