A balança pode te desmotivar!

Claro que todo mundo que quer emagrecer quer ver os números na balança diminuírem. O problema é que tem gente que se pesa todos os dias! Tem gente que come e vai se pesar. Tem gente que se pesa duas vezes por dia, várias vezes por semana.

Muitas vezes a balança, ao invés de ser uma aliada e uma amiga, pode se tornar uma inimiga, um pesadelo! Nem sempre ela mostra uma informação “correta” e visitá-la com tanta frequência vai te deixar triste.

O que eu quero dizer com isso? Pense nesta situação: uma pessoa fez duas refeições livres no fim de semana. Ela comeu uma pizza e um xis (com controle e equilíbrio, tudo dentro do planejamento). Na segunda-feira, ela vai chegar mais pesada porque ela comeu um pouco a mais e ela está retendo líquido. Aí ela vai se pesar e vai ver um quilo a mais na balança. Isso vai desanimar! Ela vai começar a pensar que não está fazendo certo e já vai para aquele pensamento de “quer saber, não está dando certo, vou largar tudo”. Então a balança pode servir como motivo para desanimar e perder o foco.

 

A balança a gente usa UMA VEZ POR SEMANA. Escolha um dia da semana, acorde, faça as necessidades, tire a roupa e se pese em jejum. Aquele é o seu peso real. Repita exatamente igual na semana seguinte. Não se pese novamente no mesmo dia. Vai aparecer um peso diferente baseado em diversos fatores como retenção de líquido e até o efeito da gravidade. Não tem porque se pesar assim. Não faça isso!

Se tu não tem balança em casa, escolha uma farmácia perto da sua casa e tente se pesar uma vez por semana, no mesmo dia, no mesmo horário, com mais ou menos o mesmo estilo de roupa. Assim dá para fazer a comparação correta. Não dá para comparar o peso de terça-feira de manhã (em casa, sem roupa) com o peso de sexta-feira à noite (no mercado, usando botas). Essa confusão desestimula. Não faça isso!

Um beijo, Natalia Stedile.

Deixe seu comentário!